Sidebar

Sidebar predefinida

Teófilo Botelho Frazão

Teófilo FrazãoFaleceu a 26 de Junho de 2005 na Clínica do Bom Jesus em Ponta Delgada, aos 85 anos de idade, o maestro, músico e compositor Teófilo Botelho Frazão.

Nasceu a 10 de Abril de 1920 no Rosário, concelho de Lagoa. Abdicou da sua formação em Engenharia Técnica para se dedicar totalmente à música e à cultura, onde deixou um verdadeiro tesouro artístico.

Foi um celebrado autor de músicas e canções para quadros de revistas açorianas, compôs para Victor Cruz e foi o responsável musical do espetáculo “Açorianíssimo” que correu os Açores e as comunidades de açorianos da América do Norte. Responsável pela “Orquestra de Teófilo Frazão”, dirigiu durante anos importantes nomes da cena musical micaelense como João Manuel Raposo, António Augusto de Jesus, Durval Martins, entre outros. Mais tarde, seria também o responsável musical dos grandes bailes do Coliseu Micaelense. Foi responsável pelo arranjo, sobre o original, da música do Hino dos Açores, aprovada a 18 de Maio de 1979 e adotada, ainda hoje, pelo parlamento açoriano. Mesmo nos seus últimos anos de Funeral Teófilo Frazãovida manteve uma presença regular como pianista no Hotel Açores Atlântico, prova do seu grande talento musical.

Profundamente ligado às raízes populares, Teófilo Frazão marcou uma época, sempre pondo humildade, disponibilidade e empenho ao serviço de todas as iniciativas que lhe foram propostas, nas quais nunca regateou o cuidado e o esmero que sempre pôs nas suas interpretações musicais.

O funeral realizou-se no dia 28 de Junho, após missa de corpo presente, pelas 10h30, na Capela da Clínica do Bom Jesus de onde seguiu para o cemitério de São Joaquim.