Sidebar

Sidebar predefinida

Manuel Amaral Mendonça

Manuel Amaral MendonçaFaleceu a 31 de agosto de 1966, aos 58 anos de idade, na sua residência na freguesia de São Roque, concelho de Ponta Delgada, Manuel Amaral Mendonça, empresário cinematográfico açoriano.

Nasceu a 9 de janeiro de 1908 na freguesia das Furnas, concelho de Povoação, e foi um honroso exemplo do valor do emigrante açoriano, nomeadamente no Brasil e nas Bermudas. Após a longa ausência no estrangeiro, fixou residência em Ponta Delgada e dedicou-se à indústria cinematográfica, tendo sido o impulsionador do cinema em S. Miguel.

Começou por sessões cinematográficas através da ilha, tendo depois construído, no bairro da Calheta em Ponta Delgada, uma esplanada que passou a denominar-se “Cine Marítimo”, recinto que, mais tarde, sofreu importantes melhoramentos que o transformaram numa casa de espectáculos, denominada “Cine S. Pedro”. Dispersou uma importante rede de cinemas, tendo explorado o espaço do Jardim António Borges, até este se transformar no “Parque da Cidade” de então, seguido do “Cine Vitória”, do “Cine Solar” e do Teatro Ribeiragrandense. Pensando também no público das freguesias rurais, dotou a sua terra natal, as Furnas, com o “Cine Vale Formoso” e explorou ainda o “Cine Esperança”, em São Roque.

Era uma das figuras mais populares da cidade de Ponta Delgada, tendo posto sempre os seus cinemas à disposição de espectáculos de beneficência e de festas da juventude. Devido ao seu entusiasmo e amor regional, fez a selecção de futebol deslocar-se às Bermudas e aos Estados Unidos, onde tinha numerosos amigos. Foi um modesto mas autêntico valor micaelense e no dia do seu falecimento, em sinal de luto, o Coliseu Micaelense cancelou o espétaculo programado para aquele dia. O seu nome é recordado na toponímia da cidade de Ponta Delgada.

O seu funeral realizou-se pelas 18 horas do dia 1 de setembro, da sua residência nos Prestes, em São Roque, para o cemitério de São Joaquim.