Sidebar

Sidebar predefinida

José Ribeiro Martins, Monsenhor


Faleceu a 30 de Dezembro de 2008 na Clínica do Bom Jesus, em PoMonsenhor José Ribeiro Martinsnta Delgada, aos 79 anos de idade, o Monsenhor José Ribeiro Martins, um dos mais marcantes sacerdotes da igreja açoriana no século passado.

Nasceu a 5 de Novembro de 1929 na freguesia dos Arrifes, concelho de Ponta Delgada. Em 1942 entrou para o Seminário Episcopal de Angra, terminando este com Distinção. Foi ordenado Presbítero na Sé Catedral de Angra, a 30 de Maio de 1954, e nomeado, a 8 de Novembro do mesmo ano, secretário particular do Bispo Coadjutor de então, D. Manuel Afonso de Carvalho.

A 13 de Agosto do ano seguinte, foi nomeado Vigário da freguesia de Fajã de Baixo, onde desenvolveu a sua acção apostólica na paróquia de Nossa Senhora dos Anjos e permaneceu durante 22 anos. Na década de 1960 fundou o Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo que funcionava como creche e jardim-de-infância. Em 29 de Março de 1967 tornou-se confessor extraordinário da Casa de Saúde de São Miguel. A 15 de Outubro de 1974, quando o Bispo Coadjutor já era D. Aurélio Granada Escudeiro, foi nomeado Diretor do Secretariado Diocesano para a Pastoral, cargo que desempenhou durante 6 meses, tendo depois voltado para a paróquia da Fajã de Baixo. A 31 de Outubro de 1977, passou a ser Pároco da Igreja Matriz de São Sebastião de Ponta Delgada, função que exerceu até 2004, altura em deixou por motivos de saúde. A 9 de Outubro de 1984 foi nomeado Ouvidor de Ponta Delgada por quatro anos, em cujo cargo foi reconduzido em 1989. Foi ainda nomeado auditor do Tribunal Eclesiástico em 15 de Julho de 1993 e, durante vários anos, foi Vigário Episcopal Territorial para a ilha de São Miguel.

Em 30 Novembro de 1990 foi nomeado Monsenhor Capelão, pelo Papa João Paulo II, e 10 de Julho de 2006 Monsenhor Prelado de Honra de sua Santidade, Papa Bento XVI. Foi também distinguido com o “Diploma de Mérito Municipal”, em 2001, nas comemorações dos 455 anos da Cidade de Ponta Delgada. Em 2004 recebeu da Câmara Municipal de Ponta Delgada, pela celebração das bodas de ouro sacerdotais, a medalha de ouro do Município e, mais tarde, mais uma homenagem da mesma com a atribuição do seu nome a uma rua na sua terra natal.

O seu corpo foi transladado para a Igreja Matriz, pelas 19 horas do dia 30 de Dezembro, onde houve ofício de vésperas e concelebração, pelas 23 horas, para além de momentos de oração por Movimentos paroquiais. As exéquias solenes sucederam-se no dia seguinte, às 12 horas, com um colégio de sacerdotes presidido por D. António de Sousa Braga, seguindo depois o funeral para o jazigo sacerdotal no Cemitério de São Joaquim.