Sidebar

Sidebar predefinida

Rodrigo Álvares Pereira

Rodrigo Álvares PereiraFaleceu a 10 de junho de 1966 no Hospital de Ponta Delgada, aos 75 anos de idade, o Coronel Rodrigo Álvares Pereira, militar e historiador açoriano.

Nasceu a 10 de Junho de 1891 na freguesia da Sé, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. Integrou o antigo Regimento de Infantaria 26, da guarnição de Ponta Delgada, e a Bataria Independente de Metralhadoras, da mesma unidade, tendo sido chefe do Distrito de Recrutamento e Mobilização nº I8. Prestou serviços durante muitos anos nos Serviços Cartográficos do Exercito e foi 2.º comandante e, posteriormente, 1.º comandante interino da Escola Prática de Infantaria, em Mafra. Foi ainda diretor do Colégio Militar, comandante distrital da Legião Portuguesa em Beja e, seguidamente, em Ponta Delgada, a convite do General Craveiro Lopes. Desempenhou ainda, durante alguns anos, as funções de presidente da Junta Geral do Distrito e da Comissão Distrital de Assistência de Ponta Delgada.

Foi colaborador dos jornais “Diário dos Açores” e “Correio dos Açores”, nos quais teve a oportunidade de mostrar o seu amor pela terra micaelense e o seu desejo de a ver progredir. Publicou também algumas obras e estudos militares, entre os quais um artigo publicado em 1947 sobre a história do Forte de São Brás, em Ponta Delgada, intitulado «Monumentos Histórico-Militares Micaelenses» que apela à preservação do Forte e à criação de um museu militar neste, coisa que acabou por se concretizar, anos mais tarde, e ainda existe atualmente.

Foi condecorado membro da Ordem Militar de Avis com as insígnias de Oficial em 1929 e de Comendador em 1944, ambas durante a presidência de António Óscar Carmona.

O seu funeral realizou-se pelas 18 horas do dia 11 de junho, da sua residência na freguesia de São José, em Ponta Delgada, para o cemitério de São Joaquim.